"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus". (Filipenses 4:6-7)
A ansiedade e as preocupações com as coisas da vida, nos exauri e causam grande mal em nossa existência.
Muitas vezes ao invés de resolvermos os problemas imediatos que surgem, acabamos nos desesperando, ficamos ansiosos e aflitos e trazemos para nós problemas e dificuldades que sequer aconteceram. É o velho hábito de sofrer antes do tempo. E acontece que ficamos presos a um redemoinho existencial e patinando a vida toda em busca de soluções para problemas inexistentes. Esse é o grande mal do século e ele atinge uma grande parte das pessoas, incluindo os cristãos, por mais fiéis que sejam.
O apóstolo Paulo nos recomenda em sua carta aos Filipenses a não ficarmos preocupados com coisa alguma - Mas que devemos fazer conhecidas diante de Deus, através da oração e súplicas, toda a nossa ansiedade e com ações de graças.
No entanto, isso não quer dizer de maneira alguma, que pelo simples fato de sermos cristãos, não teremos ansiedade e nem problemas e que Deus vai cuidar de tudo e que o que podemos fazer é sentar e esperar Deus agir. Não é assim. Mas quando confiamos em Deus, podemos descansar nele e fazer a nossa parte, aquilo que nos cabe de responsabilidade. Precisamos ser maduros na fé e contar com Deus como nosso parceiro e não nossa babá.
O Senhor está no controle da nossa vida e ele sabe muito bem até que ponto poderemos resistir.
E para terminar, quero ressaltar o versículo sete que diz: "E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus". (Fil.4:7)
Descanse!
Haroldo Mendes